Advertising

Marlene Damião, the Regional Director of Tourism stressed that tourism is “a basic sector for the Azorean economy, where people are the main asset.”

She went on to say that its success also depends a lot on the willingness “to do more and better for good service and receive those who visit” the Azores.

Damião was in Horta to present certificates to trainees of the ‘New Techniques and Trends in Cooking’ course.

She stressed that this “is nothing more than public recognition of the commitment, personal and professional, in the continuous work to validate and improve your skills as professionals in the service of tourism”.

The course is one of seven training actions. It is part of the training plan provided for under the Strategy for the Sustainability and Certification of the Azores Tourist Destination, and the Azores Professional Qualification and Enhancement Program – Certified by Nature.

Advertising

The training program was implemented on all the islands of the archipelago in 2018.

This is a joint initiative of the Regional Government, through the Regional Directorates of Tourism and Employment and Professional Qualification, Tourism of Portugal, and the School of Tourism and Hotel Training, responsible for the training plan, directed to assets in the area of tourism or other areas, provided they are professionally linked to tourism and restaurant accommodation companies and similar companies in the Region.

Artigo em Português

Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo

Advertising

A Diretora Regional do Turismo salientou que este é “um setor basilar para a economia açoriana, onde principal ativo são as pessoas”, frisando que o seu sucesso depende também muito da vontade “de fazer mais e melhor para bem servir e receber quem visita” os Açores.

Marlene Damião, que falava quinta-feira, na Horta, na entrega de certificados aos formandos do curso ‘Novas Técnicas e Tendências na Cozinha’, sublinhou que este “não é mais do que o reconhecimento público do empenho, pessoal e profissional, no trabalho contínuo para validarem e aperfeiçoarem as vossas competências, enquanto profissionais ao serviço do turismo”.

Este curso é uma das sete ações de formação que integram o plano de formação previsto no âmbito da Estratégia para a Sustentabilidade e Certificação do Destino Turístico Açores e do Programa de Qualificação e Valorização Profissional Açores – Certificado pela Natureza, que tem vindo a ser implementado em todas as ilhas do arquipélago desde 2018.

Trata-se de uma iniciativa conjunta do Governo Regional, através das direções regionais do Turismo e do Emprego e Qualificação Profissional, do Turismo de Portugal e da Escola de Formação Turística e Hoteleira, responsável pelo plano formativo, dirigida a ativos na área do turismo ou de outras áreas, desde que profissionalmente ligados a empresas de alojamento turístico e de restauração e similares da Região.

“É uma parceria público-privada que vai ao encontro da estratégia nacional definida para o Turismo 2020-2027, prosseguindo, simultaneamente, os objetivos definidos no Programa do Governo Regional, que dá destaque à qualificação do destino, ao nível dos recursos humanos, das empresas, dos produtos e das infraestruturas, de forma a elevar a profissionalização do setor turístico e a certificação de produtos e serviços que, por sua vez, elevem a qualidade da receção e a experiência turística dos nossos visitantes”, frisou Marlene Damião.

Segundo a Diretora Regional, “este tipo de parceria, e a adesão que mereceu, demonstra que os empresários do setor reconhecem, cada vez mais, a importância da formação contínua e que estão dispostos a envidar todos os esforços na disseminação e frequência de ações como esta”.

“É, pois, com satisfação que constatamos que estão cada vez mais cientes da importância deste tipo de formação e do seu contributo para que as suas empresas e os seus profissionais estejam melhor preparados para bem receber em áreas estratégicas para o turismo na nossa Região, como são, por exemplo, a cozinha e a restauração”, afirmou Marlene Damião.

Advertising
Share.

Leave A Reply